AMAR É UM VERBO!
- L. Oliveira.
- 6 de set. de 2016
- 3 min de leitura

“Mais amor, por favor!”, “o mundo precisa de amor”, “é preciso amar como se não houvesse amanhã”... Quantas vezes você já ouviu, escreveu, repetiu essas frases? E quantas vezes você concordou com elas?
E porquê (porquê mesmo, assim, junto e com acento circunflexo, pois quero saber qual a causa) você acredita que isso é uma verdade? Quantas vezes você parou para pensar sobre o amor, o que é o amor? Como é o amor? Pra que serve o amor?
Estou lendo um livro e no meio das páginas havia uma frase: “Meu caro, amar é um verbo. O amor, o sentimento, é um fruto do verbo amar.”
Quantos sentimentos mais são frutos de outros verbos? Saudade não tem verbo, felicidade também não, alegria, tristeza, solidão, medo, angústia, carinho... Não encontrei um verbo que possa ser conjugado com esses sentimentos... É preciso sempre um complemento de outro verbo para que o sentimento aconteça. Sentir saudade, estar feliz, alegre, triste, com medo...
Então, Amar:
Verbo
transitivo direto e pronominal
demonstrar amor a.
transitivo direto
ter grande afeição ou devoção por; adorar.
transitivo direto
gostar muito de; apreciar
Tem sempre uma ação, uma atitude, um gesto. O amor é algo concreto, você não ama se não age, se não concretiza o sentimento, se não realiza.
Não sei qual a sua religião e isso não faz diferença para entender o que eu vou dizer, mas na história do mundo Jesus foi o cara que mais pregou sobre o amor, e se você parar para pensar, ele não teve uma troca muito bacana né? Ninguém se ofereceu para ir no lugar dele, nem para carregar a cruz com ele, nem se quer alguém tentou intervir por ele... Na bíblia está escrito “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” - João 15:12,13.
E para por aí, Jesus não disse amai e serás amado... Não disse que haveria retorno.
Se a gente voltar ao dicionário, amar é um gesto singular, é uma ação individual...
Até no fim, depois de tudo que Jesus passou, ele pediu que Deus perdoasse as pessoas que haviam feito aquilo com ele, pois elas não sabiam o que estavam fazendo!! Ele não pediu por ele, não pediu consolo, não pediu ajuda, pediu pelos outros, por aqueles que estavam causando tanto sofrimento a ele... Amor!
O que eu quero dizer com tudo isso é: Entenda que o amor não deve ser monopolizado, não é uma condicional para receber nada em troca... Amar é algo para ser feito de forma gratuita, sem esperar retorno. O amor é algo para ser externalizado, para colocar pra fora, é uma ação!
O amor só existe se você fizer algo para que ele aconteça, você só pode dar amor, se antes desapegar de todo egoísmo e egocentrismo... E é por isso que esse é um sentimento tão nobre, por que só alguém de muita grandiosidade de espírito consegue se esvair de si, para se encher e se ocupar do outro!!
Então quando for repetir aquelas frases do início, pense o quanto está se comprometendo!!
Não tornemos o amor, algo banal...
Quando disser eu te amo, pense no que você faz por aquele ou por aquilo a quem você dedica esse sentimento. Amar não é sentir pelo outro, amar é agir pelo outro!!
Realmente é disso que o mundo precisa, amor, gratuito, gentil, nobre e externo...
Faz sentido pra você?
Comentarios